A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou a fase de adesão para a 5ª etapa do programa Todos pela Alfabetização (TOPA), que tem a meta de alfabetizar mais de 300 mil pessoas. Até o dia 22 de dezembro, prefeituras e entidades sociais do estado podem aderir, por intermédio do
Portal da Educação.
Entre as novidades para o ano de 2012, está a seleção dos coordenadores de turma e o monitoramento de todo o programa pela equipe técnica da coordenação do TOPA. “O nosso foco é, cada vez mais, melhorar a qualidade pedagógica e a efetividade social do programa. Para isso, vamos realizar a seleção de coordenadores de acordo com o perfil de cada um, além de monitorar o programa nos locais”, disse a coordenadora do TOPA na Bahia, Elenir Alves.
A seleção começa na próxima segunda-feira (28) e os interessados podem acessar o Portal da Educação para saber sobre requisitos e todo o procedimento a ser adotado. No total serão selecionados três mil coordenadores, que, entre outras atribuições, mobilizarão a formação de, no mínimo, 10 turmas na zona urbana e oito na zona rural dos municípios.
No máximo são 15 turmas para ambos os casos, providenciando o preenchimento completo dos formulários de cadastramento (alfabetizadores, turmas e alfabetizandos). Também para 2012, foi elevado para 10 o número mínimo de estudantes em cada turma.
Combate ao analfabetismo
O TOPA foi criado em 2007 para reduzir o índice de analfabetismo na Bahia. Até 2011, o programa já atendeu a 841 mil pessoas e está presente em 407 municípios. Ele traz, na sua concepção, a garantia do direito à alfabetização dos baianos. Para isso, a Secretaria da Educação firmou parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.
As turmas de alfabetização estão presentes em todos os territórios de identidade, ocupando espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro, presídios e até residências de alfabetizadores, configurando uma rede colaborativa de alfabetização.
O TOPA desenvolve, junto a cada turma, uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Cronograma
Período de adesão - Até 22 de dezembro
Seleção dos coordenadores - De 28 de novembro a 22 de dezembro
Cadastramento - De 12 de dezembro a 29 de fevereiro de 2012
Ativação das turmas - De 10 a 25 de março de 2012
Início das aulas - Dia 2 de abril de 2012