terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A quarta etapa do projeto TOPA – Todos Pela Alfabetização - Fazendo a Diferença - Encerramento na Lagoa da Onça um sucesso.

O evento foi aberto pela Supervisora Ione Ribeiro Fernandes que fez uma homenagem aos Alfabetizandos com a mensagem “Quem eu sou, faço a diferença.”. Em seguida passou a palavra para alguns alunos que deram depoimentos emocionantes, como o a história dos 05 irmãos: Enilda Maria de Jesus (57 anos- solteira), Maria da Conceição de Jesus (77 anos - solteira), Clarice Maria de Jesus (62 anos – mãe solteira), Elvira Maria de Jesus (72 anos - solteira) e Vitalino Araujo de Jesus (64 anos - casado) filhos de Manoel Araujo e Antonia Maria de Jesus.  Dona Enilda falou que só agora em 2011 que as irmãs Rosa e Diulza, moradoras da região, alfabetizadoras nota dez, empenharam e dedicaram todo o tempo necessário para que as pessoas da Lagoa da Onça tivessem esta oportunidade de aprender a escrever o seu nome e começar a ler algumas palavras. Com muita dificuldade em se expressar, agradeceu ao TOPA a sua imensa gratidão ao Programa e pelo empenho do Gov. Wagner de que este Programa já não era sem tempo. Eles não tiveram acesso à escola na idade devida porque os seus pais não podiam pagar para ir à escola e também não queriam que aprendessem a escrever e ler para não escrever carta e arrumar namorado.  não foi fácil, disse a Alfabetizadora Rosa, durante os 08 meses não conseguimos alcançar o nosso objetivo de alfabetizar estes alunos, mas, estamos contentes. Eles não alcançaram a Base Alfabética e por isso poderão matricular-se na 5ª Etapa.”
 Foi um dia prazeroso no alto do morro com chuva, carro atolado, brincadeiras entre Alfabetizandos, Alfabetizadores, coordenadora e supervisora Ione, lanche e muita animação. Ressaltando que os alunos da Lagoa da Onça foram presentes em todas as aulas. Turma formada com 25 alfabetizandos e de 15 alfabetizandos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário